Sistema de Incentivos ao Emprego e Empreendedorismo a partir de 14 de Abril

Está previsto o arranque dos concursos ao Sistema de Incentivos ao Emprego e Empreendedorismo (SI2E) a partir do próximo dia 14 de abril.

O Sistema de Incentivos ao Emprego e ao Empreendedorismo (SI2E), gerido pelos grupos de Ação Local, Comunidades Intermunicipais e Áreas Metropolitanas terá uma dotação orçamental de 320 milhões de euros, estando consignados 47% (151 milhões de euros) para os territórios de baixa densidade populacional. A medida dirige-se a micro e pequenas empresas e visa apoiar projetos orientados para a criação de emprego, portadores de valor acrescentado para os territórios. O SI2E foi concebido de modo a ser aplicado em conformidade e proximidade com os territórios carentes de investimento empresarial. Vai ser gerido de forma descentralizada pelas Comunidades Intermunicipais (CIM) ou Áreas Metropolitanas (AM), e pelos Grupos de Ação Local (GAL), em articulação com os Programas Operacionais Regionais.

Investimentos elegíveis

São elegíveis investimentos em bens materiais e imateriais, nomeadamente, a aquisição de máquinas, equipamentos, respetiva instalação e transporte, Informática (equipamentos e software), conceção e registo associados à criação de novas marcas, serviços de arquitetura e engenharia relacionados com a implementação do projeto, estudos, diagnósticos, auditorias, planos de marketing e projetos de arquitetura e de engenharia, obras de remodelação ou adaptação, participação em feiras e exposição no estrangeiro e despesas com remunerações de postos de trabalho criados.

Financiamento

A taxa de financiamento poderá variar entre 30% e 50% do investimento (60% para territórios de baixa densidade)

Mais Informações

Ficha da Informativa da Medida

Investimento nas Economias Locais para a Coesão Territorial e o Emprego