o que é o MAC2014-2020

CONSULTE NO FUNDO DA PÁGINA TODOS OS AVSOS DE ABERTURA DE CANDIDATURAS DO MAC2014-20

O Espaço de Cooperação Madeira-Açores-Canárias (MAC) é composto por três arquipélagos pertencentes a Portugal e Espanha e catalogados como Regiões Ultraperiféricas. A condição insular condicionou historicamente o desenvolvimento económico, social e cultural destes territórios, aumentando a sua dependência externa e dificultando o seu desenvolvimento devido às desvantagens que representam a fragmentação e o isolamento do território. Além disso, existe ainda a distância ao restante espaço económico dos territórios de que fazem parte levando a que haja necessidades diferenciadas.

Com o objetivo de aumentar o espaço natural de influência socioeconómica e cultural, bem como as possibilidades de cooperação das ilhas da Macaronésia com Países Terceiros geograficamente próximos, foram convidados a juntarem-se ao espaço de cooperação Cabo Verde, Senegal e Mauritânia. Desta forma, o âmbito territorial do novo Programa.

Desta forma, o âmbito territorial do novo Programa também se estende a estes territórios que aceitaram fazer parte do Programa. Igualmente importante para este espaço de cooperação é o reforço dos laços económicos, sociais e culturais das regiões MAC com os territórios vizinhos da América, com os quais mantém uma relação estreita através de vínculos sociais (fenómenos migratórios), históricos, culturais e económicos. Assim, continua a abordagem que tem sido desenvolvida durante os períodos de programação do INTERREG MAC 2000-2006 e 2007- 2013.

Além disso, a fim de otimizar os benefícios que resultam de uma abordagem integrada em matéria de cooperação territorial, o Programa MAC combina as duas abordagens de intervenção transnacional e transfronteiriça, de acordo com o disposto no artigo 3.7 do Regulamento (UE) Nº. 1299/2013. Tal também reforça um maior grau de integração

Convocatórias em aberto do MAC2014-2020

  • 2ª convocatória do Programa Operacional de Cooperação Territorial INTERREG V-A Madeira-Açores-Canárias (MAC) 2014-2020 | Abertura: 2º semestre de 2017 (MEDIDA)


Faça parte da Rede