o que é o INTERREG EUROPE

CONSULTE NO FUNDO DA PÁGINA TODOS OS AVSOS DE ABERTURA DE CANDIDATURAS DO INTERREG EUROPE

Para reforçar a eficácia da política de coesão, o programa Interreg Europe (Interreg Europa) promove o intercâmbio de experiências entre parceiros em toda a União Europeia, o apoio e a partilha de conhecimento e transferência de boas práticas entre autoridades regionais e locais e outros atores de relevância regional, principalmente no âmbito de iniciativas que promovam o crescimento e o emprego. Para o período 2014-2020 o programa cofinanciado pelo FEDER, conta com um orçamento de 359.326.000€.

A área geográfica elegível é composta por regiões NUT II nos 28 Estados Membros da União Europeia, na Noruega e na Suíça, abrangendo, na sua totalidade, 286 regiões

Eixo Prioritário 1: Investigação, desenvolvimento tecnológico e inovação

  • Reforçar a investigação e a infraestrutura da inovação e as capacidades para a investigação de excelência, promovendo centros de competência, em particular os de interesse Europeu.
  • Promover o investimento empresarial na investigação e na inovação, desenvolvendo ligações e sinergias entre empreses, investigação e centros de desenvolvimento e o sector da educação superior, promovendo em particular o investimento no desenvolvimento de produtos e serviços, o incentivo à procura, redes, clusters e inovação aberta através da especialização inteligente e apoiar a tecnologia e a investigação aplicada, linhas pilotos, ações primárias de validação de produto, capacidades de fabricação avançada e primeira produção, nomeadamente nas principais tecnologias e difusão de tecnologias de uso geral.
Eixo Prioritário 2: Competitividade de pequenas e médias empresas

  • Apoio à capacidade das PME para envolver-se no crescimento nos mercados regionais, nacionais e internacionais e em processos de inovação.
Eixo Prioritário 3: Economia de baixo carbono

  • Promover estratégias de baixo carbono para todos os tipos de territórios, em particular para as áreas urbanas, incluindo a promoção da mobilidade multimodal urbana sustentável e adaptação de medidas relevantes para a mitigação

Eixo Prioritário 4: Ambiente e recursos

  • Conservar, proteger, promover e desenvolver o património natural e cultural
  • Apoiar a transição industrial para uma economia de recursos eficientes, promover o crescimento verde, eco inovação e gestão de desempenho ambiental nos setores público e privado.

Eixo Prioritário 5: Assistência Técnica

Neste PO a Autoridade de Gestão, Conselho Regional de Nord – Pas-de-Calais, e a Autoridade de Auditoria são organismos sediados em França. As funções de Autoridade de Certificação são asseguradas pela Bélgica. O Secretariado Conjunto está localizado em Lille. O acompanhamento dos projetos e validação da despesa dos parceiros portugueses é realizado pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão I.P., enquanto Autoridade Nacional para Portugal.

Convocatórias em aberto do INTERREG EUROPE

  • 3ª convocatória do Programa Interreg Europe | Abertura: 01/03/2017 | Fecho: 30/06/2017 (MEDIDA)


Faça parte da Rede